nome: Motociclos Portugueses
ano: 2006/2007
autor: Emanuel Barbosa
cliente: UPV
dimensões: 100 pages
Trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da obtenção do “Título de Especialista Universitario en el Dibujo y sus Técnicas de Expresión” e Diploma de Estudios Avanzados (DEA) - Universidade Politécnica de Valencia, España, 2007.

O veículo de duas rodas revelou-se ao longo do tempo como uma solução eficaz e viável para a mobilidade individual humana, atravessou diversas fases ao longo da sua evolução, amadureceu enquanto projecto, criou e moldou formas de vida e adaptou-se às diferentes solicitações do seu utilizador.
De veículo de lazer a veículo de trabalho, de exercício tecnológico a utensílio indispensável para o desempenho de actividades essenciais à sobrevivência de populações inteiras, o motociclo metamorfoseou-se e tornou-se num elemento indispensável na nossa sociedade contemporânea.

A indústria Portuguesa desenvolveu um interessante leque de propostas neste campo, embora não tenha conseguido manter a competitividade face à agressiva concorrência internacional. A memória desta “aventura” industrial do país faz parte do imaginário colectivo da população e no decorrer deste trabalho foi possível “sentir” já uma certa melancolia relativa a este tema.

As possibilidades de investigação neste tema surgem como um trilhar por caminhos em que parte do percurso foi já percorrido e marcado e o resto do percurso, desconhecido, se antevê vibrante e desafiador.
emanuelbarbosa.com